domingo, 24 de junho de 2012

O continente está em jogo

Mais uma semana se passou e muito aconteceu no mundo dos esportes, mexendo com os corações de muitos torcedores, das mais variadas modalidades pelo planeta. Porém, o centro das atenções é a Europa, que tem seu principal torneio de seleções entrando em fase derradeira. Com a proximidade da grande final da UEFA Euro 2012, podemos dar nossos palpites sobre o futuro campeão e também, porque não, fazer prognósticos para os países do velho continente visando a Copa do Mundo, que se aproxima cada vez mais.

Definidas as semifinais da copa, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha chegam à reta final mostrando estilos particulares de futebol desenvolvido. No primeiro confronto, na quarta-feira, em Donetsk, Espanha e Portugal decidem quem será o primeiro finalista. A Espanha traz seu jogo coletivo e de posse de bola, vindos de uma filosofia do Barcelona, que se faz presente no time de Vicente Del Bosque, atual campeão europeu. Citar apenas um grande talento do time espanhol seria de certa forma injusto. Portugal, que bateu a fraca República Tcheca com gol de Cristiano Ronaldo, vem com suas fichas apostadas nele para poder repetir o feito da Eurocopa de 2004, quando os lusos foram anfitriões do torneio. A capacidade de armar jogadas de João Moutinho, a boa fase do zagueiro luso-brasileiro Pepe, e a habilidade e velocidade de CR7, são as armas do time de Paulo Bento para derrotar a atual campeã europeia.

A Espanha defende o título europeu, conquistado em 2008.


Do outro lado da chave, temos sete títulos mundiais em campo, sendo a Itália com quatro e a Alemanha com três taças na conta. A Equipe do técnico Cesare Prandelli vem com um estilo inovador, tendo em vista a tradicional força defensiva que a Azzurra cultiva. O ataque se mostrou extremamente criativo no confronto contra o English Team, com mais de trinta finalizações, e duas bolas na trave. Porém a pontaria dos avançados italianos não foi das melhores. O equilíbrio entre a excelente defesa e uma ofensiva que procura fugir do padrão italiano, são as armas para chegar a grande final na disputa do continente. Como adversária, a equipe alemã traz as esperanças de uma geração que vem sendo formada desde a renovação feita para a Copa do Mundo de 2006. Com um experiente Philipp Lahm como o capitão da equipe e Mario Gomez afiadíssimo em suas conclusões para gol, a equipe germânica tem uma base consolidada para o torneio, e que visa, também, a conquista da Copa no Brasil, em 2014. Velocidade e boa troca de passes são elementos fortes que a seleção alemã traz a campo para confrontar seus adversários, seja ele de grande ou pequeno porte, os germânicos mantêm sua proposta de jogo e têm obtido resultados concretos e incontestáveis, sendo o único time sem derrotas ou empates sofridos no torneio. Os dois países se enfrentam no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia na quinta-feira, às 17h45.

Portanto os confrontos que brindarão os fãs de futebol são:

Portugal X Espanha – Quarta Feira, às 15h45 na Donbass Arena em Donetsk.


Alemanha X Itália – Quinta Feira, às 17h45 no Estádio Nacional de Varsóvia.

Quais são seus palpites? Quem serão os heróis das conquistas das duas vagas para a decisão continental? Comente e convide seus amigos para entrar na discussão aqui em nosso blog! A Europa está em jogo para as quatro nações!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Poupar ou não poupar, eis a questão

Estamos de volta, depois de um longo período afastados. E meu primeiro post nessa volta, é sobre um assunto já deveras debatido. Mas que às vésperas de decisões como as que teremos amanhã e quinta, volta a tona. Poupar ou não poupar jogadores, antes de jogos decisivos?

Corinthians e Santos disputam a semifinal da Copa Libertadores, e desde o início do Campeonato Brasileiro, vêm poupando jogadores nestes jogos. E com isso, tiveram resultados pífios, Ambos ainda não venceram na competição e amargam a zona de rebaixamento, o Corinthians é o lanterna.
Já o Palmeiras, que é semifinalista da Copa do Brasil e venceu o Grêmio na primeira etapa do confronto, não tem poupado jogadores no Brasileiro, mas mesmo assim ainda não conquistou nenhuma vitória no torneio, e também figura na zona da degola. Porém, ao não poupar seus jogadores, Felipão perdeu Luan para o jogo de quinta, na Arena Barueri, por uma lesão na coxa, e Assunção deixou o jogo no final do primeiro tempo, sentindo dores. Em Recife, Vanderlei Luxemburgo escalou um time misto, e ainda no primeiro tempo, seu zagueiro titular, Werley, se lesionou e é dúvida para o jogo da Copa do Brasil. 
Felipão disse, em entrevista, antes do jogo de domingo, que não pouparia jogadores, por acreditar que não seja necessário, visto que os atletas podem se lesionar num treino, ou ainda no começo da partida decisiva, comprometendo o restante do jogo. E foi exatamente isto que aconteceu no Corinthians. Tite corre o risco de perder Chicão, que torceu o tornozelo no treino, para o jogo contra o Santos.

Chicão deixa o treino com dores no tornozelo (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Estado)

Então nos perguntamos novamente: deve-se ou não poupar jogadores no Brasileiro, para priorizar a Libertadores e a Copa do Brasil?
É relativo e circunstancial. No caso do Palmeiras, por exemplo, que veio de um jogo extremamente desgastante com o Grêmio na semana passada, Scolari poderia ter poupado alguns titulares, visto que o time já teve problemas com lesão de jogadores esta temporada, e que enfrentaria o Vasco, líder do campeonato. O Coritiba, que enfrenta o São Paulo na outra semifinal da Copa do Brasil, teve um jogo contra o Atlético Goianiense, uma partida teoricamente mais fácil, jogou com o time reserva e venceu com facilidade. Já o Corinthians, enfrentou a Ponte Preta, poupou todos os jogadores titulares e perdeu mais uma vez. É compreensível, mas Tite poderia ter escalado um time misto, com alguns titulares, para tentar sair da posição desconfortável que se encontra no Brasileiro, especialmente Emerson, que foi expulso no primeiro jogo contra o Santos e não vai para a partida no Pacaembu.

Mas, como sempre, esse assunto é passível de discussão e há quem diga que o time deve priorizar uma competição, ou que não, que a equipe deve encarar da mesma forma todas as partidas que disputa. E você, caro leitor, acha que seu time deve poupar o não seus jogadores? Comente e opine!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Defender é o melhor ataque?


Depois de um longo período de ausência, em que dedicamos nosso tempo a projetos pessoais, eu e Ricardo decidimos retomar o blog que vos fala com muito fôlego e disposição para discutir os temas do esporte que tanto nos toca.

E para dar início a nova fase do blog, vamos falar sobre a nova máxima do futebol mundial. A defesa, que se tornou a principal preocupação de grande parte dos times no cenário dos grandes campeonatos, inclusive entre os grandes times e seus treinadores de renome. Até mesmo o “poderoso” futebol brasileiro, mundialmente conhecido por seu futebol ofensivo e de extrema habilidade se entregou a força do futebol defensivo como principal tática da equipe.

Podemos citar como exemplo de grandes esquemas defensivos da atualidade, a equipe do Chelsea, atual campeã da UEFA Champions League, como a força defensiva de maior sucesso dos últimos tempos. A equipe tomou uma postura fechada nos jogos decisivos contra grandes adversários como o Barcelona (que já havia sofrido com uma retranca há dois anos atrás, em uma semifinal de Champions League, contra a Inter de Milão) e também na final, contra o Bayern de Munique. Na América do Sul, alguns times se destacam por tal fundamento como sua principal arma de jogo. Na Libertadores da América, a equipe do Corinthians tem segurado seus adversários com extrema competência, principalmente fora de casa, e tem conquistado seus resultados mínimos, porém de extrema importância, assim como o Boca Juniors, que mesmo tendo Riquelme em jornadas inspiradíssimas, traz em sua força defensiva uma qualidade enorme.
Na Copa do Brasil, podemos citar o Palmeiras, que com Felipão, conquistou um resultado importantíssimo contra o Tricolor Gaúcho em pleno Estádio Olímpico, com grande atuação do zagueiro Henrique. A equipe de Scolari constrói uma campanha cercada de desconfianças, mas elas se mostram apenas fora de campo, pois o Palmeiras tem tido atuações seguras dentro de campo e que credenciam o time a conquistar o título nacional pela segunda vez.

Chelsea levanta o troféu da Champions League pela primeira vez. Futebol defensivo foi a tônica da equipe nas partidas decisivas.

O futebol defensivo se prova eficiente, com seus ataques pontuais e cirúrgicos e leva as equipes que o adotam, longe nos campeonatos que disputam.
Mas a questão é: Porque o estilo defensivo tomou conta do cenário mundial do futebol? Seria a escassez de jogadores de grande habilidade? Ou o grande risco, oferecido pelo futebol ofensivo que encanta todos é que impede as equipes de darem prioridade ao ataque. Na minha opinião, as equipes, que em um futebol que depende muito de resultados para a estabilidade do trabalho dos treinadores, preferem apostar na segurança do esquema defensivo e não se comprometerem.

E você, torcedor doente, apaixonado. O que acha do atual esquema tático do seu time de coração? Gostaria de uma defesa mais forte? De um ataque mais talentoso e ousado? Comente!