terça-feira, 19 de junho de 2012

Poupar ou não poupar, eis a questão

Estamos de volta, depois de um longo período afastados. E meu primeiro post nessa volta, é sobre um assunto já deveras debatido. Mas que às vésperas de decisões como as que teremos amanhã e quinta, volta a tona. Poupar ou não poupar jogadores, antes de jogos decisivos?

Corinthians e Santos disputam a semifinal da Copa Libertadores, e desde o início do Campeonato Brasileiro, vêm poupando jogadores nestes jogos. E com isso, tiveram resultados pífios, Ambos ainda não venceram na competição e amargam a zona de rebaixamento, o Corinthians é o lanterna.
Já o Palmeiras, que é semifinalista da Copa do Brasil e venceu o Grêmio na primeira etapa do confronto, não tem poupado jogadores no Brasileiro, mas mesmo assim ainda não conquistou nenhuma vitória no torneio, e também figura na zona da degola. Porém, ao não poupar seus jogadores, Felipão perdeu Luan para o jogo de quinta, na Arena Barueri, por uma lesão na coxa, e Assunção deixou o jogo no final do primeiro tempo, sentindo dores. Em Recife, Vanderlei Luxemburgo escalou um time misto, e ainda no primeiro tempo, seu zagueiro titular, Werley, se lesionou e é dúvida para o jogo da Copa do Brasil. 
Felipão disse, em entrevista, antes do jogo de domingo, que não pouparia jogadores, por acreditar que não seja necessário, visto que os atletas podem se lesionar num treino, ou ainda no começo da partida decisiva, comprometendo o restante do jogo. E foi exatamente isto que aconteceu no Corinthians. Tite corre o risco de perder Chicão, que torceu o tornozelo no treino, para o jogo contra o Santos.

Chicão deixa o treino com dores no tornozelo (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Estado)

Então nos perguntamos novamente: deve-se ou não poupar jogadores no Brasileiro, para priorizar a Libertadores e a Copa do Brasil?
É relativo e circunstancial. No caso do Palmeiras, por exemplo, que veio de um jogo extremamente desgastante com o Grêmio na semana passada, Scolari poderia ter poupado alguns titulares, visto que o time já teve problemas com lesão de jogadores esta temporada, e que enfrentaria o Vasco, líder do campeonato. O Coritiba, que enfrenta o São Paulo na outra semifinal da Copa do Brasil, teve um jogo contra o Atlético Goianiense, uma partida teoricamente mais fácil, jogou com o time reserva e venceu com facilidade. Já o Corinthians, enfrentou a Ponte Preta, poupou todos os jogadores titulares e perdeu mais uma vez. É compreensível, mas Tite poderia ter escalado um time misto, com alguns titulares, para tentar sair da posição desconfortável que se encontra no Brasileiro, especialmente Emerson, que foi expulso no primeiro jogo contra o Santos e não vai para a partida no Pacaembu.

Mas, como sempre, esse assunto é passível de discussão e há quem diga que o time deve priorizar uma competição, ou que não, que a equipe deve encarar da mesma forma todas as partidas que disputa. E você, caro leitor, acha que seu time deve poupar o não seus jogadores? Comente e opine!

2 comentários:

  1. Eu acredito que devia ser avaliado cada campeonato separadamente e, só assim, verificar se há necessidade de poupar. Acho que o ideal é jogar com times mistos em ambas competições, ou abrir mal totalmente de uma.
    No caso do Palmeiras, para ter esse desempenho muito abaixo da média era preferível jogar com jogadores da base e reservas, até para adquirirem entrosamento e confiança a longo prazo.
    Agora, perder o Luan não é nenhum problema.

    ResponderExcluir
  2. Quando se poupa jogadores duas coisas ocorrem, obviamente se está priorizando uma competição em detrimento de outra, porém simultaneamente cria-se a oportunidade de revelar/avaliar jogadores de base.Quando o assunto é esse infelizmente são poucos times (exceção do santos se não me engano) que investe forte nessa área.

    ResponderExcluir