quinta-feira, 20 de maio de 2010

Finais de temporadas

Depois de mais de um mês sem postar, volto a escrever algo neste abandonado blog.
E chegamos ao final da temporada na Europa.
Na Inglaterra, o campeonato foi disputado até a última rodada, por Manchester United e Chelsea. Mas os Blues, que precisavam da vitória em casa sobre o fraco Wigan, garantiram o título, e tiraram do United a chance de conquistar o inédito tricampeonato. Além de Chelsea e Manchester, garantiram vaga para a próxima UEFA Champions League o Arsenal e o Tottenham Hotspur. Foram rebaixados Burnley, Hull City e Portsmouth.
Na Itália, após um reta final bastante disputada entre Internazionale e Roma, o time de Milão conquistou o pentacampeonato, com uma vitória fora de casa sobre o Siena. O time da capital terminou na segunda colocação, garantindo a vaga para a UCL, assim como o Milan que terminou na terceira posição, e Sampdoria na quarta.
Na Espanha, o time que encanta os olhos de qualquer apreciador do bom futebol, o Barcelona, conquistou o bicampeonato da Liga das Estrelas, o que, de certa forma, consolou os torcedores pela eliminação na Champions League, para a Inter de Milão. Real Madrid, Valencia e Sevilla conseguiram a classificação para a UCL.
Nos outros campeonatos, Bayern de Munique, Olympique de Marseille, Benfica e Twente, conquistaram, respectivamente, os campeonatos da Alemanha, França, Portugal e Holanda.

Final da UEFA Champions League
Neste sábado será disputada a final da Copa dos Campeões da UEFA, entre Internazionale e Bayern de Munique, no estádio Santiago Bernabéu. O duelo entre a melhor defesa e o melhor ataque, promete ser um grande jogo. A Inter não contará com o brasileiro Thiago Motta, expulso no segundo jogo da semifinal contra o Barcelona, e o Bayern não contará com o craque francês Franck Ribérry, que também foi expulso na semifinal. O time italiano é o franco favorito ao título, com sua defesa quase impenetrável, que conta com o capitão da seleção brasileira, Lúcio, que vem fazendo uma grande temporada em seu primeiro ano na Itália. Mas o Bayern tem um ótimo time, e pode surpreender o time nerazzurri, e conta com o holandês Arjen Robben, que depois de ser deixado de lado pelo Real Madrid, faz uma ótima temporada com o time bávaro. Nos bancos de reservas, os dois técnicos podem conseguir uma façanha: conquistar o segundo título por dois times diferentes. José Mourinho, da Inter, já foi campeão do torneio com o Porto, em 2004. Já o holandês Louis van Gaaal, foi campeão com o Ajax em 1995. Outra curiosidade envolvendo os dois treinadores, é que Mourinho foi pupilo de van Gaal, entre 2002 e 2003, em sua passagem pelo Barcelona.
O nome do português esteve estampado em vários jornais esportivos da Espanha, dada a especulação de sua transferência para o Real Madrid. Mourinho já declarou estar disposto a treinar o timem merengue, e completou dizendo que "quem não treina o Real Madrid, fica com um grande buraco em sua carreira.". Ou seja, o duelo reserva muitas emoções em diversos aspectos, e é uma ótima pedida para a tarde de sábado.


Finais de conferência da NBA
As finais de conferência da NBA já começaram, e trazem 3, dos melhores times da liga. Pelo lado Leste, o Boston Celtics, veio com muita moral, ao eliminar o poderoso e favorito Cleveland Cavaliers de LeBron James e Shaquille O'Neal. O time que possui a melhor defesa da NBA, enfrenta o Orlando Magic, do pivô Dwight Howard, que vem fazendo ótima temporada. Mas o time de Massachussets, já venceu os dois primeiros jogos em Orlando, e agora vai para Boston com uma grande vantagem, podendo fechar a série em 4-0. No lado Oeste, os atuais campeões do Los Angeles Lakers enfrentam o Phoenix Suns, do brasileiro Leandrinho Barbosa. O time da Califórnia, que vem da varrida sobre o Utah Jazz (4-0), ganhou hoje o segundo jogo da série, e agora vai para Arizona. Kobe Bryant, o astro dos Lakers, vem fazendo uma pós-temporada espetacular, marcando 40 pontos no primeiro jogo contra o Suns, e hoje, com 21 pontos e 11 assistência. Além de Bryant, o espanhol Pau Gasol também vem jogando bem, e ajudando seu time a prosseguir nos playoffs. Nos Suns, o trabalho para o experiente armador Steve Nash é bastante complicado. Nos dois jogos, o time de Phoenix, perdeu por diferenças grandes na pontuação e precisa melhorar sua defesa, para conseguir segurar o ímpeto dos astros de Los Angeles.


Não estou muito disposto a falar sobre o futebol nacional, já que meu time, o Palmeiras, encontra-se em uma crise terrível. Mas isto é assunto para um outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário